Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Doppelgänger: Primeiro Dia [Capítulos]

Não tenho a pretensão de transformar essa série num livro a ser enviado para as editoras, almejo simplesmente postá-la regularmente para apreciação gratuita e online. Isso não significa que a escreverei de qualquer maneira, apenas que irei tratá-la como um projeto secundário e experimental, já que a intenção é amadurecer a escrita (de narração em primeira pessoa, que não é o meu estilo habitual) conforme o retorno crítico dos leitores. Não obstante, acredito que seja um conteúdo agregado mais ao nicho das fanfics em questão de escrita (não que seja ruim, mas possui uma linguagem que, se transposta para um livro publicado, mereceria mais alguns cuidados).   

Essa é uma história antiga, escrita (e não finalizada) em 2009. Irei retomá-la e me empenharei para terminá-la ainda esse ano (no caso, apenas o primeiro volume ou arco). Os capítulos serão lançados semanalmente, embora haverá ocasiões de publicações quinzenais. 

Considerações iniciais

O Doppelgänger é uma história com o objetivo primário de manter aquecido a minha escrita criativa e inibir um forte desejo perfeccionista de reestruturação da narrativa, algo que ocorre frequentemente em outro livro que venho escrevendo há anos. Por essa razão, os capítulos publicados possuem boa probabilidade de conterem erros de escrita ou de estrutura (quem saberá disso serão os leitores), ou seja, eles não passam por aquela lapidação rígida de um escritor que tem extremo zelo com o seu trabalho. Eu simplesmente escrevo, realizo algumas revisões e publico. Como mencionei anteriormente, isso me ajuda a não mexer muito no texto, pois tenho a mania de catucar aqui e ali e nunca deixá-lo pronto (afinal, estou escrevendo um livro, se considerando todas as versões já feitas, há mais de 4 anos). Preciso dizer também que a narração em primeira pessoa no tempo presente e ainda feita por um adolescente de quinze anos, de certa forma, é muito complicada para adequação da linguagem ao narrador. Nesse caso, eu me despido um pouco de literariedade e procuro desenvolver a narração de maneira simples e mais próxima ao coloquial. Obviamente, daqui a algum tempo, irei dar um tratamento mais específico ao texto quando acabar a história. Por essa razão eu peço a opinião de leitores sobre a qualidade do texto nesse aspecto. E apesar de fazer pouco caso de Doppelgänger, não o vejo como uma história que deixa a desejar, pelo contrário, acredito que ela tem muito potencial e cativa FACILMENTE o leitor graças aos ganchos inseridos nos capítulos curtos.

Sinopse



"Eu quero sair. Me deixe sair. Me deixe existir. Me deixe despertar."

Misteriosos eventos sobrenaturais acompanham o primeiro dia de aula em Ventura, um colégio já renomado pelo seu repertório de lendas urbanas. O calouro Léo Ventura, 15 anos, além de enfrentar os problemas comuns de alguém que tenta se adequar numa nova escola, se depara com estranhos fenômenos que se arrastam por todo o dia de aula, o que inclui um enigmático cartão dado a ele por um pássaro negro. No verso desse cartão, uma combinação com oito zeros; na frente, o verbo "despertar".





PARTE 1

4 comentários

Autor
avatar

Essa mania de reescrever e revisar o texto infinitamente é muito séria e estou tentando me livrar dela!

Começando a ler agora! Possivelmente vou comentar em todos os capítulos. ;)

Balas
Autor
avatar

Opa, Daniel. Estarei aguardando seus comentários. :D
Esse processo de revisão e reescrita nunca tem fim mesmo.

Balas
Autor
avatar

eu gostaria de lhe mandar um link de um historia minha meio q em particular se possivel me passei seu mail

Balas
Autor
avatar

Pode me mandar sim, Fernando. Meu email é luizfteodosio@hotmail.com

Obrigado por estar acompanhando essa história. Espero que ela continue lhe agradando.

Abraços.

Balas