Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

[Resenha - mangá] Fullmetal Alchemist #03


Colocar uma adolescente e uma vovó como mecânicas de automail é uma escolha diferenciada, visto que os trabalhos que envolvem mecânica são majoritariamente exercidos por homens. Leve seu carro, ou sua televisão, ou sua máquina de lavar para o conserto, que é quase certo que um homem irá atendê-lo. Essa inversão de papéis é interessante na quebra de estereótipo e ainda se encaixa perfeitamente no plot, uma vez que Winry e Pinaco compensam a ausência feminina na vida dos irmãos Elric após a morte da mãe deles. E, claro, é uma forma da autora projetar um casal para os fãs mais sensíveis ao romance.

Uma qualidade que vem sendo notada ao longo desses capítulos é a habilidade da autora em manejar a linguagem dos quadrinhos. Citando dois exemplos de uma boa execução “quadrinhesca”, temos um na página 14 e o outro na página 24. No primeiro exemplo, Eddy está tampando a medida da sua altura transcendendo o balão da fala, região que normalmente não interage com a linguagem gráfica. No segundo, temos um quadro que mostra as fotos dos irmãos Elric na infância, mas uma delas instiga o leitor: a do pai, cujo rosto está sobreposto por outra foto. E logo no quadro seguinte, o mistério suscitado pelo desenho foi incrementado pela fala de Pinaco acerca desse personagem.

O humor também esteve bastante presente neste volume, embora ele tenda a dar espaço para uma atmosfera mais dramática e sombria eventualmente. Mas algo a ser destacado é a capacidade desse humor provocar uma boa dose de risadas, isso porque o mangá consegue capturar muito bem o leitor para dentro de seu universo. Feita essa imersão, mesmo as situações cômicas mais simples ganham potência aos olhos dos leitores.

“Cara, que tédio não ter nada pra fazer. Aqui não tem nem uma biblioteca”
Edward Elric

Se alguma pessoa disser isso, por favor, considere a possibilidade de se casar com ela.  Mais uma vez, saliento o quesito intelectual que separa Edward de outros protagonistas shonens. Você ouviria essa frase do Goku, Naruto ou Ichigo? Para estes, o esforço vem de treinamento físico; Edward, no entanto, valoriza tanto os músculos (e o metal) quanto o cérebro.

O volume focou em uma narrativa investigativa na maior parte do tempo, mas ofereceu também algumas cenas de luta, cujo encerramento foi um excelente gancho para o quarto volume.